Inicio » » Escolhendo uma gaiola

Escolhendo uma gaiola

Na hora da escolha da gaiola para nossos pássaros de estimação, devemos levar em conta o bem-estar e o conforto de nossos pequenos amigos emplumados.

Existem muitas opções de modelos no mercado, portanto, definir o material da gaiola é o primeiro passo.

Madeira ou metal?
As gaiolas de madeira são consideradas mais bonitas pela sua característica artesanal, mas podem trazer dificuldades durante a higienização e controle de parasitas, como piolhos. Para as aves que têm o costume de roer, como os Papagaios, as gaiolas de madeira também não são recomendáveis.

As gaiolas de metal, por sua vez, são mais higiênicas, já que seu processo de limpeza é mais fácil.

Tamanho
Procure uma gaiola que comporte o número de pássaros escolhidos, considerando o tamanho de cada um. Uma boa dica para saber o tamanho ideal é evitar que a cauda da ave fique roçando nos poleiros e nas grades. Pense também na movimentação da ave dentro da gaiola, dando liberdade e movimentação adequada.

Poleiros
Local de sustentação dos pássaros, o poleiro deve estar sempre limpo, e com ranhuras, mas livre de farpas que possam ferir os pés das aves, evitando contaminações e problemas de aprumo, como calos.

Os poleiros devem ser higienizados regularmente, principalmente se sujos com fezes. Uma dica é colocá-los distantes entre si, evitando que fiquem uns debaixo de outros.

Comedouros e bebedouros
Há vários modelos disponíveis no mercado atualmente, feitos de diferentes materiais, como vidro, metal e plástico. Dê preferência aos bebedouros e comedouros externos, evitando sujeira e contaminação.

É recomendável fazer uma higienização pelo menos duas vezes por semana.

Banheiras

Muitas aves gostam de tomar banho - e para facilitar esta atividade, você deve disponibilizar uma banheira com água limpa e fresca em um local que não fique sujo com as fezes.

Coloque água pela manhã, para que as aves possam se secar no decorrer do dia e não durmam úmidas.

Bandeja e base

A bandeja é uma parte da gaiola que deve ser forrada com papel absorvente e limpa diariamente. Evite forrar gaiolas com jornal; sua tinta à base de chumbo é tóxica para as aves.

A base é uma grade de metal que funciona como anteparo, impedindo que a ave entre em contato direto com as fezes no fundo da gaiola

0 comentários :

Postar um comentário