Inicio » » Monte o seu aquário de Água Salgada

Monte o seu aquário de Água Salgada

Escolha um lugar espaçoso e onde não bata sol diretamente.
Os equipamentos utilizados são os mesmos usados nos aquários de água doce. No fundo do aquário coloque material de calcário ao invés de areia, por exemplo: dolomita, aragonite ou coral esmagado. O sistema de filtragem pode ser o mesmo, desde que haja movimentação na água e a iluminação também.

Água 
Antes de montar o seu aquário de água salgada encontre uma boa loja, idôneas, com conhecedores do assunto e que exibirão uma preocupação geral com o tratamento dos animais. Evite lojas com poucos aquários de água salgada, com peixes doentes ou a morrer.

Todos sabemos que a água de torneira faz muito mal para os peixes, e também devemos ressaltar que o PH, Dureza, Amoníacos, Nitritos, são fatores que devem ser controlados a risca, para não prejudicar os nossos peixes. O correto é utilizarmos água deionizada, que nada mais é do que uma água tratada por um filtro (Deionizador), que purifica quase 99% da água.

Livre-se de tudo o que seja metálico, de aço inoxidável, pois, em contato com a água enferrujará.
As bactérias nitrificantes de água salgada são diferentes das bactérias nitrificantes de água doce e parecem ser sensíveis ao pH e à temperatura.
Portanto transportar algum areão de um aquário de água salgada tropical (24C) para um aquário de água salgada temperada (21C) irá afetar as bactérias o suficiente para anular qualquer vantagem em usar o areão (como reduzir o tempo de ciclo).

Equipamentos básicos para manutenção do aquário de água salgada 
Conheça os equipamentos básicos que devem ser adquiridos junto com o aquário e devem ser utilizados na sua manutenção:

Kit de pH : para medir o pH, dureza, amoníacos, Nitritos e se a água está ácida, neutra ou alcalina. Estes fatores devem ser controlados, pois, o seu equilíbrio garante a saúde dos peixes e a sua variação, quando brusca, pode-se prejudicá-los;
Sifão para limpeza ;
Pedra porosa : aumenta a oxigenação da água e elimina outros gases
Anti-cloro ; 
Luminária : iluminação
Termostato : regula a temperatura da água, sendo que a variação de 2º para cima e 1º para baixo pode causar disfunções metabólicas nos peixes;
Filtro biológico : elimina substâncias tóxicas produzidas pelos detritos dos peixes, ou os transforma em sais minerais;
Bomba de circulação, ou submersa ou compressor de ar : movimenta e oxigena a água, além eliminar o CO2.
Aquário quarentena ou hospital : para isolar tanto os novos peixes quanto os doentes para tratamento.

0 comentários :

Postar um comentário