Inicio » » Problemas de Pele e Pêlos (Dermatoses)

Problemas de Pele e Pêlos (Dermatoses)

São um perfeito criatório de parasitas e predispõe à inflamações na pele.
Se seu gato possui pêlo longo, escove-o com freqüência para evitar que fique embolado.

Falhas de pêlo
Pulgas, alergias, eczema e micoses são causas de coceira e irritações, com queda de pêlo. Algumas vezes ocorre por stress.
As micoses podem ser transmitidas para o homem, portanto tenha cuidado. Lave tudo que o gato tem contato, com água sanitária e enxagüe com água quente.

Coceira
Coceira na orelha, com pontinhos pretos, é sarna otodécica. Seu veterinário irá indicar o melhor tratamento.
Esse parasita se limita às orelhas, mas pode passar de um animal para outro, principalmente se eles se lambem.
Todo o ciclo de vida desse parasita é dentro da orelha, portanto não se preocupe dele contaminar sua casa.

Coceira e secreção saindo da orelha é sinal de infecção por bactéria ou fungo. Consulte seu Veterinário depressa. Outras causas de coceira são: Pulgas, eczemas, alergias.

Acne Felina
Normalmente se limita à região do queixo do gato. São lesões semelhantes à pequenas crostas pretas, como se fossem sujeira. As razões podem ser por alergia alimentar, falta de limpeza adequada, alergia ao plástico de comedouros e bebedouros.

Use comedouros e bebedouros de vidro ou metal e lave-os com freqüência.

arna Sarcóptica
A Sarna é causada por um parasita que penetra fundo na pele e causa intensa coceira. Freqüentemente ocorre infecção secundária por bactérias ou fungos. É transmitida entre as espécies, inclusive para o homem. As áreas mais atingidas são a cabeça, pescoço e orelhas. Se não tratada irá se espalhar por todo o corpo.


Sarna demodécica
É causada por parasitas microscópicos que habitam os folículos pilosos. A maioria dos filhotes adquire da mãe, mas não apresentam sintomas nem doença. Quando por algum motivo há queda de imunidade, esses animais desenvolvem a sarna.

Os sintomas mais comuns são queda de pêlo, começando pela parte dianteira do corpo e progredindo para todo ele.

Os mais acometidos são os animais jovens.

Micoses
As micoses superficiais são mais freqüentes em cães e gatos jovens (menores de 1 ano de idade), provavelmente pela pouca eficiência do sistema imunológico. São adquiridas através do contato com a terra, pentes,toalhas, tapetes etc e com outros animais. Estas também são potencialmente transmissíveis ao homem.

Piodermites (infecções bacterianas da pele)
Infecção secundária à outra doença. É muito freqüente um animal apresentar micose ou escabiose, associadas à piodermites. Seu aspecto é variado, por isso é de difícil diagnóstico.

Problemas hormonais
Diabetes mellitus, hipotireoismo (diminuição da atividade das glândulas tireóides) e hiperadrenocorticismo (aumento da atividade das glândulas adrenais), podem levar a piodermites crônicas e recidivantes (que melhoram e depois reaparecem), além de causar queda do pêlo e alteração na cor da pele e do pêlo, podendo ainda estar acompanhadas de obesidade.

O Hipertiroidismo causa aumento da oleosidade da pele, os pêlos ficam feios e oleosos.

0 comentários :

Postar um comentário