Se você convive com um felino, certamente já sabe que essa turma tem um risco maior de sofrer com problemas renais. "Os gatos são mais propensos a desenvolver cálculos nas vias urinárias, e um dos motivos é a baixa ingestão de líquidos", diz o veterinário Archivaldo Reche Júnior, da Universidade de São Paulo e da Clínica Vetmasters, na capital paulista. Um novo estudo, publicado no periódico British Journal of Nutrition, enfatiza quanto é importante oferecer água e uma dieta mais úmida a esses animais. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores serviram rações especiais a seis bichanos durante três semanas e notaram que, quanto maior o teor de umidade do alimento, mais fluida a urina, o que diminui o risco para a formação das dolorosas pedras.
- Estimule seu amigo a tomar muita água e observe suas preferências. Alguns animais gostam de beber direto da torneira ou até de pequenas fontes. Há ainda os que elegem grandes vasilhas.
- Além da ração seca, inclua as versões úmidas, que são encontradas em latas ou sachês. Outra vez, vale atentar para a aceitação do animal.
Gatos também precisam abusar da água para evitar cálculos urinários
Postado Por
Jhenny
Postado As
17:06
Com
Sem Comentarios
0 comentários :
Postar um comentário